Sesstp

PPRA(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA E SAÚDE DO TPA

Em fins de 1997, foi instalado o Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (SESSTP) do OGMO Rio Grande, amparado na Norma Regulamentadora nº 29 que trata especificamente sobre as normas de segurança no trabalho portuário. O quadro atual conta com 01 (um) médico de segurança do trabalho, 01 (um) engenheiro de segurança do trabalho, 02 (dois) técnicos de segurança do trabalho e 01 (um) técnico de enfermagem do trabalho. 
Entre as atribuições do SESSTP estão a elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); emissão da Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT); exames admissionais, periódicos e de retorno para alta de acidentes de trabalho; altas de benefícios; reabertura de CAT e encaminhamento para perícia do INSS para benefício. 
Além disso, a promoção de treinamentos de segurança aos trabalhadores portuários avulsos está recebendo um tratamento especial, tendo sido realizados até o momento, vários cursos sobre Cargas Perigosas, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva(EPC), Ato Inseguro e Condições Inseguras, Princípios de Incêndio e Primeiros Socorros. 
Do trabalho promovido pelo SESSTP do OGMO Rio Grande,foi possível conquistar uma redução de 30% no número de acidentes de trabalho comparando-se o ano de 2009 com o ano de 2013 quando foi verificada uma média de 3,9 acidentes por mês contra a média de 2,8 acidentes em 2013. É um índice significativo considerando a necessidade pela realização de um serviço com qualidade e rapidez.

CPATP

Anualmente o Sindicato dos Operadores Portuários do RS indica os membros patronais na Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP) e os trabalhadores portuários avulsos elegem seus representantes.

 

Membros Titulares da CPATP Gestão (2014-2015) OGMO/RG

Atual gestão

Presidente: Marcio Aurélio de Carvalho Lopes  (Termasa)
Vice Presidente: Carlos Roberto Wyse  (Capatazia)
Secretário: Renato Correa Mirapalheta  (Estiva)

Demais Componentes:

Jorge Luis S. Perdomo (Capatazia)
Michael Nunes da Luz (Estiva)
Maciel Meyer Rodrigues (Estiva)
Italo Fabiano Alves Vieira (Vigilância de Embarcação)
Luis Carlos Andreti Bandeira (Bianchini)
Thiago Briese (Tecon)
Diogo Silveira (Sagres)
Marcos Oliveira (AGM)
Rafael Goulart (Orion)

Suplentes:
Alexsandro Martinz Cunha (Estiva)
Edinelle Gautério Tavares (Estiva)
Paulo Ricardo Caneda  (Capatazia)
Elcione Lemos Rosca (Bianchini)
Luis Fernando Suita Fontes (Termasa)
Jocelito Garcia (Tecon)