Sesstp

PPRA(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA E SAÚDE DO TPA

Em fins de 1997, foi instalado o Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (SESSTP) do OGMO Rio Grande, amparado na Norma Regulamentadora nº 29 que trata especificamente sobre as normas de segurança no trabalho portuário. O quadro atual conta com 01 (um) médico de segurança do trabalho, 01 (um) engenheiro de segurança do trabalho, 02 (dois) técnicos de segurança do trabalho e 01 (um) técnico de enfermagem do trabalho. 
Entre as atribuições do SESSTP estão a elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); emissão da Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT); exames admissionais, periódicos e de retorno para alta de acidentes de trabalho; altas de benefícios; reabertura de CAT e encaminhamento para perícia do INSS para benefício. 
Além disso, a promoção de treinamentos de segurança aos trabalhadores portuários avulsos está recebendo um tratamento especial, tendo sido realizados até o momento, vários cursos sobre Cargas Perigosas, Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva(EPC), Ato Inseguro e Condições Inseguras, Princípios de Incêndio e Primeiros Socorros. 
Do trabalho promovido pelo SESSTP do OGMO Rio Grande,foi possível conquistar uma redução de 30% no número de acidentes de trabalho comparando-se o ano de 2009 com o ano de 2013 quando foi verificada uma média de 3,9 acidentes por mês contra a média de 2,8 acidentes em 2013. É um índice significativo considerando a necessidade pela realização de um serviço com qualidade e rapidez.

CPATP

Anualmente o Sindicato dos Operadores Portuários do RS indica os membros patronais na Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP) e os trabalhadores portuários avulsos elegem seus representantes.

 

Membros Titulares da CPATP Gestão (2016-2018) OGMO/RG

Atual gestão

Presidente: Michael Nunes da Luz
Vice Presidente: Rodrigo Azevedo
Secretário: Paulo Ricardo Caneda

 

Demais Componentes:

Patrick Alves Kruger (Estivador)

Silvio Roberto Munhoz de Menezes ( Estiva)

Thiago Lima Torres (Estiva)

Thiago Briese (Tecon)

Marcos Oliveira (AGM)

Cristiano Turra (Bianchini)

Luis Fernando Suita Fontes (Termasa)

Gilnei Leâo (Sagres)

Mario Cesar Duarte (Capatazia)

Carlos Roberto Wyse (Capatazia)